Gruta

dez
09

Informações Técnicas

Postado por: admin
Categorias: Informações

As rochas ornamentais são basicamente subdivididas em granitos e mármores. Para garantir qualidade, durabilidade e design é fundamental conhecer os parâmetros tecnológicos das rochas. A fim de auxiliar os profissionais especificadores e clientes nesta escolha, trazemos algumas orientações que avaliamos importantes, quanto à adequação e aplicação particular de cada um dos materiais. Lembrando que, para avaliar qualquer material, deve-se sempre considerar as condições a que este produto estará exposto.

As normas gerais utilizadas para avaliação das propriedades tecnológicas de rochas ornamentais são estabelecidas pelas seguintes entidades: American Society for Testing and Materials (ASTM); Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); Comitê Europeu de Normalização (CEN); entre outros.  No Brasil, essas normas seguem os padrões da ABNT e são homologadas pelo Inmetro.  Saiba quais são elas:

Análise petrográfica -consiste na descrição dos minerais, na observação da existência e intensidade de microfissuras;

Índices físicos - são eles:   massa específica  ( análise que permite calcular o peso da rocha. Serve de parâmetro para o cálculo de cargas em edificações); porosidade aparente e  absorção d’água (nesta análise é avaliada a penetração de líquidos na rocha)

Resistência à compressão uniaxial – possibilita a determinação da tensão de ruptura da rocha quando submetida a esforços compressivos

Coeficiente de dilatação térmica linear –  define os espaçamentos que deverão ser utilizados durante os procedimentos de assentamento do produto

Resistência à abrasão (desgaste Amsler) - objetiva verificar a redução da altura em mm que a rocha apresentaria após um percurso abrasivo.

Entendemos que é necessário conhecer  algumas características  importantes das rochas mais utilizadas nos projetos de Arquitetura, Design e Engenharia:

Granitos são constituídos principalmente por feldspato e quartzo (minerais de dureza 6 e 7, respectivamente), e não podem ser riscados pelo metal, mas riscam o vidro e são riscados por outro mineral de dureza superior.

Mármores são constituídos principalmente por calcita (mineral de dureza 3 – escala de friedrich mohs), portanto podem ser riscados por metal.

Limestone – trata-se de uma pedra natural calcária, muito utilizada em  obras de arte, monumentos, revestimento de fachadas, muros e paredes de áreas externas e piscinas.

Mais dicas podem ser adquiridas acessando o link do Guia de Aplicação de Rochas em Revestimentos da Associação Brasileira de Rochas (Abirochas)

As informações desta seção foram extraídas do:

- Tecnologia de Rochas na Construção Civil, de autoria de Eli Borges Frazão,  editado pela Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental;

- Rochas Ornamentais – Manual de Caracterização, Aplicação, Uso e Manutenção daas principais Rochas Comerciais no Espírito Santo

- Guia de Aplicação de Rochas em Revestimentos, da Associação Brasileira de Rochas (Abirochas);

- Cartilha de aplicação de Rochas Ornamentais / Senai-DF



« Voltar
FacebookTwitterGoogle+tumblrEmail