Gruta

out
23
DSC_9138fuse_REDUZIDA

Dicas para maior conservação de mármores e granitos

Postado por: admin
Categorias: Dicas

 

Dicas para maior conservação de mármores e granitos

Para manter a cor, o desenho, a textura e sua durabilidade, as rochas ornamentais como mármores e granitos, devem observar algumas regras de manutenção. Conheça algumas delas:

Gerais

 

Durante e após a obra, proteja a superfície da pedra para conter desgaste em razão de uso de produtos abrasivos ou uso de materiais que possam causar riscamento nos produtos, como metais, areia, vidros e outros materiais duros.

Evite o uso de produtos ácidos e oleosos, resíduos de palha de aço, ferro, fuligem, pedaços de madeira, tintas em geral, vinagre, vinho ou água sanitária sobre a superfície da pedra. Eles podem causar manchas ou alterar a coloração da pedra.

Para limpar a superfície da pedra utilize pano úmido e detergentes com ph neutro.

É recomendável, a aplicação, quando necessário, de produtos impermeabilizantes adequado para a pedra, conforme especificação do fabricante.

Por ser obra da natureza uma pedra nunca será igual a outra.

 

Como receber o produto na obra

Manter o produto sempre na posição vertical.

Armazenar o produto em local seguro, onde não ocorra exposição a risco de quebra e agressões externas.

A pedra não deve em hipótese alguma ter contato com o solo ou qualquer tipo de umidade antes do assentamento. Esses contatos comprometem o resultado final do projeto.

 

Cuidados com o material na obra

Depois de instalados, todos os produtos devem ser cobertos com algum tipo de proteção.

O responsável técnico da obra  deve avaliar o fluxo da obra para escolher qual a melhor forma de proteção (lembrando que é preferível o excesso de proteção a ausência desta).

Exemplos de proteção: lona ou filme plástico, coberto por nata de gesso misturado com estopa por cima, papelão ondulado, dentre outros.

 

Contratação de mão de obra

O profissional deve ter experiência comprovada em assentamento e corte.

Busque referências de outras obras executadas pelo profissional

O profissional deve ter maquinário adequado para a realização do trabalho: serra mármore, nível, martelo de borracha, régua para regularização, entre outros.

 

Piso

Assentamento

Antes de assentar o piso, confira o nivelamento do contrapiso. O bom acabamento do produto depende de uma boa regularização do contrapiso. O uso de areia lavada isenta de impurezas garante um contrapiso de melhor qualidade.

Em seguida, faça uma pré-montagem escolhendo o melhor posicionamento das pedras. Em caso de as pedras possuírem rajas, é melhor, esteticamente, que todas elas sejam assentadas no mesmo sentido.

Algumas áreas onde as pedras naturais serão assentadas necessitam de impermeabilização para manter a qualidade do produto. É importante realizar essa preparação, pois irá isolar o contato da pedra com umidade do solo. Sugerimos que a pedra seja completamente impermeabilizada nesta fase, com os produtos específicos para cada uma de suas faces.  

Quando o assentamento for iniciado, verificar se o procedimento será realizado com massa preparada na obra, se a resposta for sim, deve se ter atenção quanto a qualidade da areia, pois, as impurezas desta em contato com umidade pode expor a rocha a mudança de cor.

Já quando o assentamento for com argamassa, usar a recomendada para pedras e adequada para ambiente externo ou interno. Para pedras claras, usar sempre argamassa branca.

Aplicar e limpar o rejunte conforme as instruções do fabricante.

 

Depois do assentamento

Caso o cliente opte por realizar a impermeabilização da superfície aparente da pedra somente após o seu assentamento, é imprescindível que a pedra esteja completamente seca.

Proteja o piso durante a obra. Para este procedimento, usar preferencialmente: papelão, plástico bolha ou lona plástica com pasta de gesso e tecido, placas de madeira, entre outros.

O responsável da obra deve definir o fluxo de movimento e adequar a proteção a ser utilizada, lembrando que não se deve usar materiais de proteção que liberem coloração.

Durante a obra mantenha a qualidade da proteção para evitar desgaste da pedra 

 



« Voltar
FacebookTwitterGoogle+tumblrEmail